sábado, 12 de junho de 2010

Jogos Coperativos

Definições
"Cooperação : é um processo de interação social,cujo os objetivos são comuns,as ações são compartilhadas e os benefícios são distribuídos para todos" Brotto (1999)
"Cooperação : Ato de trabalhar em conjunto com um único objetivo, se,e somente se,as outras com as quais ela estiver ligada conseguirem atingir seus objetivos " Margaret Mead
Jogos cooperativos na sociedade :
Os jogos e brincadeiras são praticas muito antigas que assumiram uma função educativa . Os Gregos,na antiguidade,consideravam os esportes em geral como elemento fundamental na construção do homem.
Os jogos auxiliam no desenvolvimento de habilidades físicas e mentais. Na cultura competitiva individualista que nós vivemos os jogos e brincadeiras , reflexo dessa sociedade , enaltecem o resultado colocando a vitoria como prêmio do sucesso individual .
Ao falarmos sobre jogos cooperativos , Terry Orlick torna-se a principal referencia . Para esse autor não conseguiremos manter um ambiente humanitário em nossa sociedade e produzindo um sistema social em recompensas e punições.
Apresenta estratégias para iniciar um processo de reestruturação a partir dos jogos do esporte e jogos tradicionais , introduzindo paulatinamente
os valores e princípios dos JC. Propõe começar essas mudanças modificando a estrutura vitória -de rota dos jogos tradicionais pela vitória - vitória (P.116).
Terry Orlick (apud,Barreto) Considerado um pioneiro dos jogos cooperativos , tinha objetivo de desenvolver brincadeiras cujo o resultado não se desse sempre nos termos do binômio vencedor /perdedor. Assim os jogos cooperativos buscam promover experiências reais de cooperação .
"Recuperar o papel sociabilizador dos jogos e brincadeiras nas escolas pode ser uma opção para propiciar novas formas de relações sociais , principalmente junto a criança,na luta contra a exclusão social "
Terry Orlick relaciona as príncipais características do jogo cooperativo,comparando-o aos jogos competitivos afim de salientar as diferenças e as vantagens deste primeiro,por ele defendido.
Jogo competitivo:divertido para aguns ,alguns se sentem perdedores alguns são excluídos por falta de habilidade;estimula a desconfiança e o egoísmo,cria barreiras entre pessoas.Os pededores saem e observam,estimala o individualismo eo desejo que o outro sofra.
Jogo cooperativo:divertido para todos,todos se sentem ganhadores.Todos se envolvem de acordo com as habilidades;estimula o compartilhar e confiar;cria pontes entre as pessoas os jogadores ficam juntos e desenvolvem suas capacidades;ensina a ter senso de unidade e solidariedade;desenvolvem e reforçam os conceitos de nível (auto-estima auto-aceitação);fortalece a perceverar frente as dificuldades;todos encontram um caminho para crescer e desenvolver .Desta forma não há exclusão,cada auxilia com suas possibilidades para o grupo obter o sucesso.O jogo competitivo muitas vezes é defendido como sendo importante para se sobressair no mundo atual,individualista e competitivo.porém poucos se encaixam nos parametros exigidos e a maioria é excluida ,uma vez que segundo pesquisas a competição diminui a auto-estima e aumenta o medo de falhar,reduzindo a expressão de capacidades.Já os jogos cooprativos ao contrario desnvolve e eleva a auto estima e concequentemente as capacidades de cada um.

O autor faz uma classificação dos jogos cooperativos.

Jogos cooperativos sem perdedores
São os jogos plenamente cooperativos,pois todos jogam juntos e não há perdedores.
Jogos cooperativos de resultado coletivo
Existe a divisão em duas ou mais equipes ,mas o objetivo do jogo só é alcançado com todos jogando juntos .
Jogos cooperativos de inversão
Envolvem equipes ,mas os jogadores trocam de equipe a todo instante ,dificultando reconhecer vencedores.
Jogos semi-cooperativos
Visam estimular a participação daqueles que normalmente não participam de um jogo devido a uma menor habilidade,criando regras para facilitar a participação desses.
Partindo do trabalho de Terry Orlick ,surgem novos trabalhos sobre JC que permitem identificar muitas possibilidades para a abordagem dos mesmos no contexto escolar.
Uma delas é a pespectiva política trazida por Brow(1995),que encontra uma forte relação do jogo cooperativo ou competitivo com questões políticas das classes socialmente desfavorecidas .Para ele '' uma de nossas tarefas é educar para não aceitar passivamente a injustiça[...]como educadores temos que transmitir outros valores Podemos oferecer a altenativa da solidariedade e do senso crítico diante do egoísmo e da resignação''(p.31).Com essa perspectiva os JC ganham uma visão e um papel transformador ,aproximando-se das abordagens crítico -emancipadoras da Ed.Física escolar.

Oliveras (1998)apresenta os JC destacando as mesmas características que Brow(1995)porém tenta estabelecer uma relação desses jogos com a natureza.Ao relacionar os JC com a natureza ,abre espaço para integrá-los com a temática do meio ambiente e da ecologia em projetos que venham a ser desenvolvidos na escola.

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