domingo, 13 de junho de 2010

Escritores Da Liberdade


Quando cheguei na aula o filme tinha acabado de começar,logo que bati o olho no telão falei pra mim mesma...''já assisti esse filme.''E realmente já havia assistido porém,naquele momento eu sabia que tinha um propósito e que eu iria refletir de outra maneira,com outros olhos,pois passaria a entender seu contexto já que na primeira vez em que eu havia assistido não me fez pensar tanto.
É engraçado como meu modo de pensar e refletir sobre algumas coisas mudou tanto nesses últimos seis meses.Passei a enxergar o mundo fora do senso comum,aprendi o quão importante questionar algumas coisas,e esse filme foi mais um dos elementos que contribuiu para essa minha visão.
O filme trás uma realidade que eu e muitos alunos vivênciamos,porém deixavamos passar despercebido.O ensino precario no sentido de exclusão,favorecimento de alguns alunos,professores que deixava-nos acomodados na área do conhecimento,sem nos dar a chance de exploração e busca,e que até mesmo nos substimavam no aprendizado.
É um filme que nos mostra até onde podemos chegar como profissionais da área da educação explorando e indo além dos nossos limites como educadores.Foi assim que fez a professora Érin(Hilary Swank),novata numa escola do ensino médio,ela leciona língua inglesa e literatura com prespectivas positiva na recuperaçao e sociabilização de seus alunos.
Estes que faziam parte de gangues,passam a conviver e a respeitar as diferenças uns dos outros,desde que ela começou a aplicar um novo método de ensino dando-lhes literatura e diferentes obras sobre episódios cruciais da humanidade.
Ela foi além de suas vidas em sala de aula,incorporou o meio em que viviam isso os ajudou a se integrarem na sociedade aprendendo a lidar com diferenças,depois de terem trocado experiências uns com os outros.
''Acredito que isso é importante para a nossa formação,para que futuramente possamos proporcionar uma melhor educação para os nossos alunos,e assim criarmos cidadãos de bem''.

Nenhum comentário:

Postar um comentário