sábado, 13 de março de 2010

O Jogo Ludico - Prof. Laercio

Jogos como elemento da cultura (Huizinga)
Ludico : O ludico segundo o Huizinga tem como elementos a regra , o prazer , espaço e horario determinado pelo jogador . Presente ate mesmo no nosso cotidiano deixamos passar sem que percebamos essas situações .
Exemplo : no trabalho , na aula em casa , Essas situações ludicas ocorrem diariamente quando determinamos espaço e tempo .
O ludico tambem esta presente em diversas situações como por exemplo na religião , nas brincadeiras de rua e ate mesmo entre os animais . Vejamos isso de forma mais clara , a religião pode não ser levada a serio porquem nao pratica , ou seja praa quem esta de fora deste ritual mas para quem o pratica é serio tem seus valores e determina o Ludico por ser o jogador . Assim tambem tem prazer em fazer determinar o seu horario e espaço , entre os animais o Ludico esta presente em regras estipuladas em eles mesmo .
Porem o Ludio chega a perder algumas de suas caracteristicas dependendo das situações podemos indentificar isso .
Exemplo : Dessas situações o jogo e o esporte . No jogo o ludico esta presente porque são os proprios jogadores que irão definir a regra , o tempo , o espaço e ate mesmo os materais . Ja o esporte perde estas caracteristicas pois as regras são feitas por outras e devem ser colocadas em praticas pelos jogadores .

Nenhum comentário:

Postar um comentário