quinta-feira, 18 de março de 2010

Continuação

Sabendo que a Ed. Física desenpenha diferentes papeis dentro da sociedade a partir das diferentes visões dos profissionais d Ed. fisica escolar do Brasil .


VISÕES DE VALTER BRACHT

Critica o sistema neo liberal a base esta nas referencias bibliográficas . Max e Endels que são autores da sociologia e da filosofia que vão questionar o sistema capitalista principalmente na origem ideologia . Mas não contentes com base da sociologia vão buscar em autores da Ed. Física para entender essa visão . Medina , Saviane da Educação pedagogos os professores vão ler e fazer um apanhado a sociologia e a educação para chegar na educação física com olhar chamado de
critico . Este olhar anterior da Ed. Física desrespeito a critica ao sistema social capitalista . Eles citam o fenômeno da Ed. Física que tem características do sistema capitalista o esporte . Alguns autores educa ensina a criança a perder e a ganhar no esporte e na vida mas ambos são aspectos diferentes . Essa transposição utópica de aprender e ganhar na vida pelo esporte tem que ser relativizada mesmo porque quem ganha e quem perde não necessariamente perde só pelo próprio esforço . No cotidiano a alguns que tem mais privilegio que outros na escola isso ocorre no trabalho e ate mesmo na familia , esse sistema capitalista ele implica hoje que pouquíssimos tem acesso ao poder de jogar , comprar , consumir para que a maioria não tenha . Sistema implica limitações de poder de cima para baixo . Regras de esporte feitas por ex jogadores , ex técnico , mais é os dirigentes que determina as regras do esporte . O patrocínio investe e esta fora e muda a dinâmica do esporte também tem características lúdicas o mas perde algumas delas porque as regras não são decididas pra quem joga e ai começamos a pensar em características sociais que o esporte acaba reproduzindo .O esporte reproduz a questão do empoderamento . A formação das pessoas quando se incorporam ou incorpora o fenômeno esportivo em sua vida . Para Valter Bracht acomodação , exemplo as regras do esporte de alto rendimento já estão prontos quando a criança , o adulto , o atleta vai praticar fenômeno esportivo a regra já esta presente quantos jogadores , quanto tempo de jogo , qual a medida da quadra e muitas outras coisas que fazem com o que o esporte aconteça . a alguém que garante a regra a ser mantida , o arbitro ou professor a criança , o atleta joga todas as responsabilidades das decisões morais sobre este e tudo que se manda se ordena é acatada de forma . A regra surge a partir de uma necessidade e ela não pode ser imposta por quem joga simplesmente segue de maneira acomodada , alienada porque não a questiona .Infelizmente na maior parte dos esportes e a maior parte da nossa vida seguimos regras alienada apenas seguimos .

A questão Sócio Econômica :

As empresas de cigarros e bebidas como legalizadas elas devem respeito , ou dinheiro , ou imposto ao estado , a uma discussão que envoga hoje que a descriminalização referente as demais drogas como craque a maconha e a ópia . Para alguns especialista é melhor que descriminalizem estas drogas porque esses não passam por questões de segurança pois se passassem por intervenção de qualidade não seria misturados com outros tipos de drogas . Questionar o sistema é importante coisa que o esporte normalmente evita fazer com que o atleta questione as regras , que o atleta questione o técnico . Isso não quer dizer que ele seja alienado , mas que o fenomeno esportivo do jeito que esta faz com que o atleta , o aluno se acomode , porque a regra ja esta la , assim este se adapta a uma coisa ja pronta evitando a exclusão , a punição , o desgaste e ai ocorre a acomodação do ser . As regras sociais são feitas por senadores , vereadores , deputados , pessoas que elaboram , aprovam e executam . Colocamos pessoas em situações de poder para decidirem a regra do nosso jogo cotidiano as decisões dos salários mínimos , as leis do tempo de trabalho , as leis sobre o uso e abuso de drogas , as leis sobre a educação . então nem sempre quem joga decide as regras . O interessante é que quem joga compreenda quem joga para que façam coisas adequadas . As pessoas hoje não olham as coisas de maneiras históricas o futebol por exemplo , porque ele esta assim ?Ele nasceu assim ? Porque o carnaval esta assim ? ele era assim ? hoje ele depende de dinheiro ? hoje ganha quem mais tem dinheiro ? A acomodação se da porque a regra ja esta pronta e não somos estimulados a questiona-la . Existe questões de poder que no campo de jogo que a desigualdade também se passa . Podemos então comparar a sociedade em questão também em nível de esforço dos atletas , dos competidores ,existem toda uma complexidade por trás do esporte , o patrocínio , o valor cultural para o esporte daquela região então a varias características que faz com que o esporte seja tão desigual qunto a sociedade a qual vivemos . A visão critico superadora tenta a partir da cultura corporal questionar a sociedade e quem sabe transforma-la tambem .

Nenhum comentário:

Postar um comentário