segunda-feira, 12 de abril de 2010

Classificação dos esportes : relação de cooperação e oposição

Dentro das classificações possíveis neste trabalho , optou-se , inicialmente , por aquela que permite dividir os esportes em quatro grandes categorias a partir da combinação de outras duas distribuições , o que permite construir uma matriz de analise que , embora não inclua todos os esportes , envolve uma importante parte do universo das modalidades . De forma resumida , pode-se dizer que os critérios são :

A- se existe ou não relação com companheiros
B- Se existe ou não interação direta com adversario. Com base nesse princípio é possível classiicar as modalidades em individuais e coletivas , quando utilizado o critério relação com os companheiros , e com e sem interção direta com o adversario , quando o criterio utilizado é a relação com o oponente.

combinando estas duas lassificações teremos as seguintes categorias :

1- Esportes individuais em que não ha interação com o oponente: São atividades motoras em que a atuação do sujeito não é condicionada diretamente pela necessidade de colaboração do colega nem pela ação direta do oponente.

Exemplo :

Atletismo (provas de campo) , Ginástica Olímpica e Natação

2- Esportes individuais em que não há interação com o oponente : são atividades que requerem a colaboração de dois ou mais atletas , mas que não implicam a interferência do adversário na atuação motora.

Exemplo :

Acrosport , Ginastica rítimica desportiva (grupo) , Nado sincronizado e Remo

Classificação dos Esportes : em função das características do ambiente físico onde se realiza a pratica esportiva.

Quando se observa o ambiente físico no qual se realiza a prática esportiva , pode-se perceber que a atuação dos praticantes é afetadas de forma diferente por ele. Estas formas diferenciadas de o ambiente físico afetar as praticas motoras permitem classificar os esportes no mínimo em duas categrias . Uma reúne o conjunto de esportes que realizam em ambientes que não sofrem modificações , isto é , não criam incertezas para o praticante no momento em que ele o conhece . Uma segunda categoria agrupa o conjuto de esportes em que o ambiente produz incertezas para o praticante , com base nas mudanças permanentes do ambiente físico onde se pratica , com base nas mudanças permanentes do ambiente físico onde se pratica a modalidade ou quando o mesmo é desconhecido pelo atleta . Assim , nesta lógica , as práticas motoras institucionalizadas classificam-se em :

1- Esportes sem estabildade ambiental ou praticados em espaços não-padronizados : São aqueles que se realizam em espaços mutáveis e que , consequentemente , apresentam incertezas para o praticante , exigindo dele a permanente adaptação de sa ação motora ás variações do ambiente.

Exemplo : Canoagem , Corrida de Orienteção e Iatismo Moutain-bike

2- Esportes com estabilidade ambiental ou praticados em espaço padronizados : São os que realizam em espaços estandardizados e que não oferecem incertezas para o ambiente.

Exemplo : Basquetebol , Ginastica Rítmica Desportiva , Judô Nado Sincronizado e Natação (em piscina)

Classificação dos esportes : em função da lógica da comparação de desempenho e princípios táticos

Estes processo de analise das características esportivas permite identificar dentro das categorias de esportes com e sem interação direta com o adversário subcategorias que se vinculam a diferentes critério . Para os esportes sem interação o critério utilizado é o tipo de desempenho motor comparado para designar o vencedor nas diferentes modalidades . Já para os esportes em que há interação o critério de classificação liga-se ao objetivo tático da ação , ou seja , a exigência que é colocada aos participantes pelas modalidades para conseguir o propósito do confronto deportivo .

Assim , observamos que nos esportes sem interação com o adversário tem-se diferentes tipos de resultados como elemento de comparação de desempenho , permitindo classificar as modalidades em :

1- Esportes de "marca": São aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é um registro quantitativo de tempo , distância ou peso.